Vamos reforçar o conhecimento, pessoal?
segunda-feira, 22 de abril de 2013
sábado, 20 de abril de 2013
Grande quantidade de lava atinge o mar após erupções
Grande quantidade de lava atinge o mar após erupções
A vida que pulsa no interior da Terra irrompe em beleza na superfície. É pura energia violentamente incontida fraturando a crosta, procurando o mar e recriando a paisagem. Um encontro espetacular entre forças gigantescas da natureza registrado pelas lentes sensíveis de dois fotógrafos. Que tal relembrarmos os movimentos que ocorrem no interior da crosta e discutirmos qual a sua contribuição para o modelado e constante remodelado da superfície terrestre?
A vida que pulsa no interior da Terra irrompe em beleza na superfície. É pura energia violentamente incontida fraturando a crosta, procurando o mar e recriando a paisagem. Um encontro espetacular entre forças gigantescas da natureza registrado pelas lentes sensíveis de dois fotógrafos. Que tal relembrarmos os movimentos que ocorrem no interior da crosta e discutirmos qual a sua contribuição para o modelado e constante remodelado da superfície terrestre?
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Atividade de Matemática - 8º ano
1
- Exercícios de Potenciação
1) Calcule
as seguintes potências:
- 3 4 =
- 2 5 =
- 1 4 =
- 0 6 =
- (-2) 4 = (-2)x(-2)x(-2)x(-2)=
- 5 0 =
- (2,43) 0 =
- (-0,5) 0 =
- 17¹ =
- (1,45) ¹ =
- (-5) ¹ =
- =
- 3 -1 =
- (-3) -2 =
- 2 – 4 =
- =
- =
- =
- =
- =
- (-0,75) -2 =
- Neste exercício é importante ir observando os resultados após os cálculos!!! Portanto, resolva:
- 2 6 =
- (-2) 6 =
- 2 5 =
- (-2) 5 =
- 3² =
- (-3) ² =
- 3³ =
- (-3)³ =
- (-4) -1 =
- =
- =
- =
- Para resolver as potências a seguir é preciso fazer cada cálculo passo a passo, evitando assim erros com sinais:
- -2 ³ =
- -3² =
- -4³ =
- -5³ =
- -5² =
- – (-2)³ =
- – (-3)² =
- – (-5)² =
- - =
- =
- =
- =
- Coloque V (verdadeiro) ou F (falso):
Para resolver este exercício é
importante conhecer muito bem as propriedades da potência.
( ) 5 – 6 . 5 6 = 1
( ) 6 -2 . 6 -5 = 6 10
( ) 7³ : 7 5 = 7 -5 . 7³
( ) 2 5 : 2³ = 1²
( ) 3³ . 3 5 = 9 8
( )
( )
( ) 7 – 3 =
( ) ( + 3) -2 =
-2 + 3 -2
( ) 7² + 7³ = 7 5
( ) (3 5)² = 3 7
( )(2³)²
=
- Simplifique as expressões, usando sempre que possível as propriedades da potência:
- (2xy²)³ =
- (3xy²) . (2x²y³) =
- (5ab²)² . (a²b)³ =
a) =
b) 5 m + 2
: 5
m – 1
=
c) =
d) 2 m + 1
. 2
m + 2
: 4
m – 1
=
e) (0,25) -1
. =
7. Decomponha em fatores primos:
a)
20
b)
80
c)
24
d)
120
e) 600
f) 36
g) 18
h) 30
Atividade de História - 9º ano
REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930)
1
- O Governo Provisório (1889 – 1891):
PRIMEIRAS
MEDIDAS:
- - Escolha da república federativa como regime político;
- - transformação das antigas províncias em estados;
- - dissolução das assembléias provinciais e câmaras municipais e nomeação de governadores para os estados e de intendentes para os municípios;
- - instituição da bandeira republicana, que permanece até hoje;
- - oferecimento de cidadania brasileira a todos os estrangeiros no Brasil, este ato ficou conhecido como a grande naturalização;
- - convocação da assembléia constituinte;
- - separação entre o Estado e a Igreja, e a instituição do casamento civil;
- - reforma do Código Penal
2-A
CONSTITUIÇÃO DE 1891
- O Presidente da República seria eleito por voto direto para um mandato de 4 anos sem direito à reeleição.
- Teriam direito à voto os cidadãos do sexo masculino maiores de 21 anos e alfabetizados.
- Estava previsto nesta constituição a mudança da capital para o planalto central.
- foi dada autonomia aos estados, seguindo as diretrizes das medidas do Governo Provisório.
- E a administração pública ficou estruturada em três poderes:
OS
DOIS GOVERNOS MILITARES
Marechal
Deodoro da Fonseca: Enfrentou muitas dificuldades políticas,
em grande parte devido ao seu autoritarismo. No campo
econômico teve como principal problema o caso do “encilhamento”,
que foi consequência do plano econômico do então Ministro da
Fazenda Rui Barbosa, onde ocorreu uma grande desvalorização da
moeda e uma grande especulação financeira. Devido à oposição
imposta à Deodoro, este tentou dissolver o
Congresso, mas como não encontrou apoio político, decidiu
renunciar no dia 23 de novembro de 1891.
Marechal
Floriano Peixoto:
-
Questão da sucessão.
Floriano
enfrentou ainda várias revoltas contra o seu governo, principalmente
a Revolução Federalista do Rio Grande do Sul e a Revolta
Armada, ambas em 1893. Ao derrotar as tropas federalistas e as da
Armada, os governistas cometeram várias atrocidades como
espancamentos e fuzilamentos.
OS
CORONÉIS NO PODER
PRUDENTE
DE MORAIS ( 1894-1898) : Grande fazendeiro paulista, foi o
primeiro presidente civil. Durante seu governo atacou dois pontos
principais: A recuperação da economia, ainda sob o efeito do
“encilhamento” ; e tentou uma pacificação dando anistia
aos revoltosos do Sul. Foi no seu governo que ocorreu a Guerra
de Canudos.
CAMPOS
SALES ( 1898-1902) : Outro fazendeiro paulista. Em seu governo
não conseguiu sucesso na sua tentativa de valorizar a moeda
,baseando esta valorização em empréstimos estrangeiros (
funding-loan). No campo político adotou uma política de
atendimento às elites regionais concedendo tudo que era pedido dos
governos estaduais ( política dos governadores).
RODRIGUES
ALVES ( 1902-1906): Outro fazendeiro paulista. Considerado um
progressista, em se tratando de um fazendeiro, estabilizou a
economia, modernizou o Rio de Janeiro, e erradicou a febre amarela da
capital; o que gerou a Revolta da Vacina , e comprou o Acre;
pois dinheiro não faltou, seu governo atravessou o ciclo da
borracha.
AFONSO
PENA ( 1906-1909) : Mineiro, assumiu a presidência com o apoio
dos fazendeiros do café, o que fez esquecer de suas idéias de
industrialização. Adotou uma política de compra e retenção do
café com o objetivo de valorizar o produto, ligou as ferrovias São
Paulo-Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro-Espírito Santo, deu
estímulo à imigração e fundou o Instituto Soroterápico de
Manguinhos ( Instituto Oswaldo Cruz)
NILO
PEÇANHA ( 1909-1910) : Afonso Pena morreu antes do término de
seu mandato, assumindo seu vice: Nilo Peçanha. Criou o Serviço de
Proteção ao Índio sob o comando do Coronel Cândido Rondon, e
enfrentou forte campanha presidencial, onde Hermes da Fonseca saiu
vitorioso sobre Rui Barbosa.
HERMES
DA FONSECA ( 1910-1914) : Teve um governo tumultuado. No campo
econômico enfrentou a crise da borracha, e a forte oposição
das camadas urbanas, mais afeiçoadas à Rui Barbosa, enfrentou a
Revolta da Chibata e a Guerra do Contestado.
WENCESLAU
BRÁS ( 1914-1918) : Devido à Primeira Guerra Mundial, o
Brasil sofreu uma queda nas importações, fazendo com que houvesse
um surto industrial no país. Enfrentou a continuação da Guerra
do Contestado, a greve trabalhista no sul, a seca de 1915 e a
gripe espanhola que matou 18 mil pessoas só na capital federal.
DELFIM
MOREIRA ( 1918-1919): Em 1918 foi eleito novamente Rodrigues
Alves, que adoeceu e morreu antes de tomar posse, vítima da gripe
espanhola. Governou até a realização de novas eleições de
onde saiu vitorioso Epitácio Pessoa mais uma vez sobre Rui Barbosa,
senador de Pernambuco.
EPITÁCIO PESSOA ( 1919-1922): Epitácio Pessoa deu atenção
especial ao nordeste, construindo em seu governo 205 açudes, 220
poços e 500 quilômetros de estrada de ferro. Entretanto a situação
do nordeste continuou a mesma, e esta prática perdura até os dias
de hoje, onde recursos são desviados para investimentos privados e a
população é esquecida. Os últimos meses de governo foram agitados
por causa da campanha eleitoral de Artur Bernardes que contava com a
forte oposição dos militares.
ARTUR BERNARDES ( 1922-1926): O governo de Artur Bernardes
transcorreu inteiramente sob estado de sítio, em meio a constantes
revoltas políticas (Revolta dos 18 do Forte de Copacabana –
Revolta de São Paulo e Rio Grande do Sul – Coluna Prestes)
- , que levaram o próprio Bernardes a afirmar: “ Como presidente ,
eu fui apenas um chefe de polícia”. Reformou a Constituição
de 1891 conseguindo maior poder ao executivo, limitando o
habeas-corpus e facilitando a expulsão de estrangeiros. Com esta
última medida, visava a expulsão de trabalhadores estrangeiros, que
organizavam o meio operário em busca de melhores salários e
melhores condições de trabalho.
WASHINGTON LUÍS ( 1926-1930): preocupou-se em construir
estradas e reformar as finanças. Entretanto, a situação econômica
e política não estava boa. O descontentamento era generalizado,
mesmo entre as forças armadas, onde muitos jovens oficiais, alguns
exilados em razão das revoltas anteriores, julgavam que a corrupção
era o principal problema do regime e se dispunham a combatê-la.
EXERCÍCIOS
1) Qual
foi a participação do povo na Proclamação da República?
2) Quais
foram as primeiras medidas do Governo Provisório?
3) Por
que o início do novo governo não foi tranquilo?
4) Quais
as principais medidas estabelecidas pela constituição de 1891?
5) O que
foi o “encilhamento”?
6) O que
era coronelismo?
7) Qual
foi a principal característica dos “governos dos coronéis”?
Revisão de Geografia - 8º ano
1)
A opção que
mostra a definição de burguesia e proletariado, respectivamente, é:
(
) Proprietários
de indústria e comércio / trabalhadores assalariados.(
) Nobres
/ Trabalhadores assalariados.(
) Proprietários
de indústria e comércio / proprietários de fazendas.(
) Religiosos
/ Trabalhadores urbanos
2) Os
chamados meios de produção eram:
( ) O local onde eram
armazenados os produtos
( ) O local onde eram vendidos os produtos
( ) O trabalhador da indústria
( ) Máquinas e ferramentas com as quais se pode produzir algum produto
( ) O local onde eram vendidos os produtos
( ) O trabalhador da indústria
( ) Máquinas e ferramentas com as quais se pode produzir algum produto
3)
O
único país oficialmente socialista do continente Americano é:
(
) Panamá
(
) Brasil
(
) Colômbia
(
) Cuba
4)
O socialismo é:
( ) Um sistema econômico
baseado na propriedade privada.
( ) Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias.
( ) Um sistema econômico que busca a igualdade entre as pessoas.
( ) Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.
( ) Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias.
( ) Um sistema econômico que busca a igualdade entre as pessoas.
( ) Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.
5)
o capitalismo é:
( ) Um sistema econômico
baseado no lucro e no consumo intenso.
( ) Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias.
( ) Uma forma de cultura que busca a igualdade entre as pessoas.
( ) Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.
( ) Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias.
( ) Uma forma de cultura que busca a igualdade entre as pessoas.
( ) Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.
6) O
que foi a Guerra Fria?
( ) A vingança dos judeus
contra os palestinos.
( ) Acerto de contas dos EUA com a Inglaterra.
( ) Tensão entre os EUA e a URSS Pós- 2ª Guerra Mundial.
( ) Guerra entre a Inglaterra e o Brasil por causa do café.
( ) Acerto de contas dos EUA com a Inglaterra.
( ) Tensão entre os EUA e a URSS Pós- 2ª Guerra Mundial.
( ) Guerra entre a Inglaterra e o Brasil por causa do café.
7) Por
que o nome “Guerra Fria"?
( ) Porque onde eles se
confrontavam era muito gelado.
( ) Porque foi um momento de tensão, entretanto sem combates diretos entre as potências.
( ) Porque, geralmente, os combatentes morriam de frio.
( ) Porque aconteceu na ex-URSS, onde é frio.
( ) Porque foi um momento de tensão, entretanto sem combates diretos entre as potências.
( ) Porque, geralmente, os combatentes morriam de frio.
( ) Porque aconteceu na ex-URSS, onde é frio.
8)
Como
terminou a Guerra Fria?
(
) A França conseguiu dominar a Alsácia Lorena.
(
) O Brasil se livrou das garras inglesas e conseguiu ficar com seu
café graças a ajuda dos EUA.
(
) Os judeus ganharam a guerra e construiram Israel.
(
) Os EUA acabaram ganhando a URSS sem um confronto direto. A causa
foi uma crise no Socialismo.
9)
Que
símbolo marcou o período da bipolaridade na Guerra Fria?
(
) O muro de Berlim.
(
) A muralha da China.
(
) O canal do Panamá.
(
) A bomba atômica.
10)
O
que foi a Corrida Armamentista?
(
) Corrida feita pelos norte-americanos contra os mísseis em solo
cubano.
(
) EUA e URSS desenvolveram arsenais poderosos sem o objetivo de
utilização.
(
) Foi a principal guerra entre as superpotências durante a Guerra
Fria.
(
) Foi a troca de armas entre os rivais, equilibrando as forças
inimigas.
Revisão de Geografia - 8º ano
1)
Leia o texto
abaixo:
“Em consequência das duas
Grandes Guerras (1ª e 2ª Guerras Mundiais) terem ocorrido em solo
europeu, este continente teve que ser, muitas vezes, redesenhado para
se atualizar com as mudanças entre as fronteiras dos países. Com a
queda do regime socialista na ex-URSS (União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas), gerou a criação e demarcação de mais
seis nações na Europa. Sem contar as divisões que houve entre os
países que acompanharam o regime soviético.
Com o passar dos anos ficou
cada vez mais difícil compreender e saber ao certo como estava
realmente o mapa europeu. Suas alterações fizeram com que os atlas
fossem atualizados mais de uma vez ao ano. Isto refletiu numa busca
pelo entendimento claro sobre a Europa e suas novas configurações.
O
texto acima nos permite relacionar o conceito de território nacional
com a seguinte ideia:
(
) Área controlada por um grupo social que permanece igual durante
toda a história.
( ) Organização política de um país.
( ) Apenas a área superficial de um país.
( ) Área controlada por um grupo social que pode se transformar ao longo da história.
( ) Organização política de um país.
( ) Apenas a área superficial de um país.
( ) Área controlada por um grupo social que pode se transformar ao longo da história.
2) Observe
a imagem abaixo:
A
pintura acima ilustra a diversidade da população brasileira. Mesmo
com todas essas diferenças podemos dizer que formamos uma nação?
(
) Sim, pois mesmo com todas as diferenças temos elementos de
identidade.
(
) Sim, pois todo o país apresenta um único aspecto cultural.
(
) Não, pois apenas países mais antigos podem ser definidos como
nação.
(
) Não, pois somos muito diferentes para sermos definidos como
nação.
3)
Os
vários países do mundo apresentam uma diversidade social notável.
Dessa maneira possuímos alguns grupos sociais que não possuem
território para construir uma organização política e um país.
Marque a opção de uma nação que luta pela controle de um
território:
(
) Alemão
(
) Neozelandês
(
) Israelense
(
) Palestino
4)
Leia a citação
abaixo:
“É tudo aquilo que o
homem faz, pensa ou sente enquanto membro de um grupo” (Moema
Toscano)
A
definição acima marca que conceito?
(
) Religião
(
) Cultura
(
) Língua
(
) Soberania
5)
Observe o mapa abaixo:
No
espaço delimitado pelo mapa podemos dizer que o governo brasileiro
exerce qual tipo de poder?
(
) Soberania
(
) Poder religioso
(
) Poder universal
(
) Poder compartilhado
6) Leia
o texto abaixo:
“A Arábia Saudita tem
um papel central no mundo islâmico porque é lá que ficam Meca e
Medina, as duas cidades mais sagradas do islamismo. O wahabismo, uma
interpretação conservadora do islamismo sunita, tem sido um dos
pontos fundamentais para a legitimidade da Família Real. A Arábia
Saudita mantém uma interpretação altamente conservadora das leis
islâmicas (sharia). O reino é amplamente criticado por violações
dos direitos humanos.”
Qual
é o elemento valorizado no texto para definir um elemento
fundamental para a cultura da Arábia Saudita?
(
) Música
( ) Teatro
( ) Religião
( ) Língua
( ) Teatro
( ) Religião
( ) Língua
7)
A
foto acima demonstra soldados curdos lutando na Síria. Sobre essa
Nação é correto afirmar:
(
) Estão perfeitamente integrados à vida e aos costumes de vários
países do Oriente Médio.
(
) Conseguiram liberdade e território recentemente.
(
) Habitam principalmente a região do Oriente Médio e formam uma
nação sem território.
(
) Estão concentrados apenas na faixa litorânea.
8)
João
é um criança que gosta de jogar futebol na praça perto da sua
casa. Mas ele não joga seu esporte predileto perto do fim da tarde
pois nesse horário o espaço é dominado pelos skatistas. Só quando
essas pessoas saem da praça ele volta a jogar. Qual conceito podemos
utilizar nessa situação de domínio do espaço por parte dos
skatistas?
( ) Estado
(
) Nação
(
) Território
(
) Território nacional
9)
O
povo brasileiro apresenta uma diversidade cultural marcante, com
várias características religiosas, históricas, artísticas etc.
Mesmo com todas essas diferenciações dizemos que formamos uma
Nação. Por que?
(
) Possui uma identidade cultural própria e deseja viver
coletivamente.
(
) Apenas por possuir seleção de futebol.
(
) Por residir na América do Sul.
(
) Por falar a língua portuguesa.
10)
Nem
todas as nações possuem território e outras, vivem ainda dominadas
por Estados maiores e assim, lutam por sua independência,
alimentando o sentimento nacionalista, que pode ser entendido como:
(
) Orgulho
de torcer por um time de futebol.
(
) Ódio
aos países vizinhos.
(
) Aspiração ou desejo de conquistar sua independência política
e territorial formando um Estado.
(
) Orgulho
de dominar outras nações.
Revisão de Geografia
EM André Urani –
Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais – GENTE
Time:
Mentor: Atividades de
Geografia - 7°
ano
A POSIÇÃO
GEOGRÁFICA DO BRASIL
O Brasil é um país sul-americano. O território brasileiro está
localizado, geograficamente, na porção centro-oriental da América
do Sul e faz fronteira com quase
todos os países. Possui a
maior costa atlântica entre todos os países da América, da Europa
e da África que fazem limite com este oceano.
Assinar:
Postagens (Atom)