sábado, 20 de abril de 2013

Grande quantidade de lava atinge o mar após erupções

Grande quantidade de lava atinge o mar após erupções

 A vida que pulsa no interior da Terra irrompe em beleza na superfície. É pura energia violentamente incontida fraturando a crosta, procurando o mar e recriando a paisagem. Um encontro espetacular entre forças gigantescas da natureza registrado pelas lentes sensíveis de dois fotógrafos. Que tal relembrarmos os movimentos que ocorrem no interior da crosta e discutirmos qual a sua contribuição para o modelado e constante remodelado da superfície terrestre?

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Atividade de Matemática - 8º ano


1 - Exercícios de Potenciação

1) Calcule as seguintes potências:

  1. 3 4 =
  2. 2 5 =
  3. 1 4 =
  4. 0 6 =
  5. (-2) 4 = (-2)x(-2)x(-2)x(-2)=


  6. 5 0 =
  7. (2,43) 0 =
  8. (-0,5) 0 =
  9. 17¹ =
  10. (1,45) ¹ =
  11. (-5) ¹ =
  12. =
  13. 3 -1 =
  14. (-3) -2 =
  15. 2 – 4 =
  16. =
  17. =
  18. =
  19. =
  20. =
  21. (-0,75) -2 =

  1. Neste exercício é importante ir observando os resultados após os cálculos!!! Portanto, resolva:

  1. 2 6 =
  2. (-2) 6 =
  3. 2 5 =
  4. (-2) 5 =
  5. 3² =
  6. (-3) ² =
  7. 3³ =
  8. (-3)³ =
  9. (-4) -1 =
  10. =
  11. =
  12. =

  1. Para resolver as potências a seguir é preciso fazer cada cálculo passo a passo, evitando assim erros com sinais:

  1. -2 ³ =
  2. -3² =
  3. -4³ =
  4. -5³ =
  5. -5² =
  6. – (-2)³ =
  7. – (-3)² =
  8. – (-5)² =
  9. - =
  10. =
  11. =
  12. =
 
  1. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso):
Para resolver este exercício é importante conhecer muito bem as propriedades da potência.

( ) 5 – 6 . 5 6 = 1

( ) 6 -2 . 6 -5 = 6 10

( ) 7³ : 7 5 = 7 -5 . 7³

( ) 2 5 : 2³ = 1²

( ) 3³ . 3 5 = 9 8

( )

( )

( ) 7 – 3 =

( ) ( + 3) -2 = -2 + 3 -2

( ) 7² + 7³ = 7 5

( ) (3 5)² = 3 7

( )(2³)² =
  1. Simplifique as expressões, usando sempre que possível as propriedades da potência:

  1. (2xy²)³ =
  2. (3xy²) . (2x²y³) =
  3. (5ab²)² . (a²b)³ =
6.  Usando potências de mesma base, e as propriedades das potências, resolva:


a) =

b) 5 m + 2 : 5 m – 1 =

c) =

d) 2 m + 1 . 2 m + 2 : 4 m – 1 =

e) (0,25) -1 . =


7.  Decomponha em fatores primos:

a) 20
b) 80
c) 24
d) 120
e) 600
f) 36
g) 18
h) 30

Atividade de História - 9º ano

REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930)


1 - O Governo Provisório (1889 – 1891):
PRIMEIRAS MEDIDAS:
  • - Escolha da república federativa como regime político;
  • - transformação das antigas províncias em estados;
  • - dissolução das assembléias provinciais e câmaras municipais e nomeação de governadores para os estados e de intendentes para os municípios;
  • - instituição da bandeira republicana, que permanece até hoje;
  • - oferecimento de cidadania brasileira a todos os estrangeiros no Brasil, este ato ficou conhecido como a grande naturalização;
  • - convocação da assembléia constituinte;
  • - separação entre o Estado e a Igreja, e a instituição do casamento civil;
  • - reforma do Código Penal
2-A CONSTITUIÇÃO DE 1891
  • O Presidente da República seria eleito por voto direto para um mandato de 4 anos sem direito à reeleição.
  • Teriam direito à voto os cidadãos do sexo masculino maiores de 21 anos e alfabetizados.
  • Estava previsto nesta constituição a mudança da capital para o planalto central.
  • foi dada autonomia aos estados, seguindo as diretrizes das medidas do Governo Provisório.
  • E a administração pública ficou estruturada em três poderes:
 
 
OS DOIS GOVERNOS MILITARES
Marechal Deodoro da Fonseca: Enfrentou muitas dificuldades políticas, em grande parte devido ao seu autoritarismo. No campo econômico teve como principal problema o caso do encilhamento, que foi consequência do plano econômico do então Ministro da Fazenda Rui Barbosa, onde ocorreu uma grande desvalorização da moeda e uma grande especulação financeira. Devido à oposição imposta à Deodoro, este tentou dissolver o Congresso, mas como não encontrou apoio político, decidiu renunciar no dia 23 de novembro de 1891.
Marechal Floriano Peixoto:
- Questão da sucessão.
Floriano enfrentou ainda várias revoltas contra o seu governo, principalmente a Revolução Federalista do Rio Grande do Sul e a Revolta Armada, ambas em 1893. Ao derrotar as tropas federalistas e as da Armada, os governistas cometeram várias atrocidades como espancamentos e fuzilamentos.
OS CORONÉIS NO PODER
PRUDENTE DE MORAIS ( 1894-1898) : Grande fazendeiro paulista, foi o primeiro presidente civil. Durante seu governo atacou dois pontos principais: A recuperação da economia, ainda sob o efeito do “encilhamento” ; e tentou uma pacificação dando anistia aos revoltosos do Sul. Foi no seu governo que ocorreu a Guerra de Canudos.
CAMPOS SALES ( 1898-1902) : Outro fazendeiro paulista. Em seu governo não conseguiu sucesso na sua tentativa de valorizar a moeda ,baseando esta valorização em empréstimos estrangeiros ( funding-loan). No campo político adotou uma política de atendimento às elites regionais concedendo tudo que era pedido dos governos estaduais ( política dos governadores).
RODRIGUES ALVES ( 1902-1906): Outro fazendeiro paulista. Considerado um progressista, em se tratando de um fazendeiro, estabilizou a economia, modernizou o Rio de Janeiro, e erradicou a febre amarela da capital; o que gerou a Revolta da Vacina , e comprou o Acre; pois dinheiro não faltou, seu governo atravessou o ciclo da borracha.
AFONSO PENA ( 1906-1909) : Mineiro, assumiu a presidência com o apoio dos fazendeiros do café, o que fez esquecer de suas idéias de industrialização. Adotou uma política de compra e retenção do café com o objetivo de valorizar o produto, ligou as ferrovias São Paulo-Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro-Espírito Santo, deu estímulo à imigração e fundou o Instituto Soroterápico de Manguinhos ( Instituto Oswaldo Cruz)
NILO PEÇANHA ( 1909-1910) : Afonso Pena morreu antes do término de seu mandato, assumindo seu vice: Nilo Peçanha. Criou o Serviço de Proteção ao Índio sob o comando do Coronel Cândido Rondon, e enfrentou forte campanha presidencial, onde Hermes da Fonseca saiu vitorioso sobre Rui Barbosa.
HERMES DA FONSECA ( 1910-1914) : Teve um governo tumultuado. No campo econômico enfrentou a crise da borracha, e a forte oposição das camadas urbanas, mais afeiçoadas à Rui Barbosa, enfrentou a Revolta da Chibata e a Guerra do Contestado.
WENCESLAU BRÁS ( 1914-1918) : Devido à Primeira Guerra Mundial, o Brasil sofreu uma queda nas importações, fazendo com que houvesse um surto industrial no país. Enfrentou a continuação da Guerra do Contestado, a greve trabalhista no sul, a seca de 1915 e a gripe espanhola que matou 18 mil pessoas só na capital federal.
DELFIM MOREIRA ( 1918-1919): Em 1918 foi eleito novamente Rodrigues Alves, que adoeceu e morreu antes de tomar posse, vítima da gripe espanhola. Governou até a realização de novas eleições de onde saiu vitorioso Epitácio Pessoa mais uma vez sobre Rui Barbosa, senador de Pernambuco.
EPITÁCIO PESSOA ( 1919-1922): Epitácio Pessoa deu atenção especial ao nordeste, construindo em seu governo 205 açudes, 220 poços e 500 quilômetros de estrada de ferro. Entretanto a situação do nordeste continuou a mesma, e esta prática perdura até os dias de hoje, onde recursos são desviados para investimentos privados e a população é esquecida. Os últimos meses de governo foram agitados por causa da campanha eleitoral de Artur Bernardes que contava com a forte oposição dos militares.
ARTUR BERNARDES ( 1922-1926): O governo de Artur Bernardes transcorreu inteiramente sob estado de sítio, em meio a constantes revoltas políticas (Revolta dos 18 do Forte de Copacabana – Revolta de São Paulo e Rio Grande do Sul – Coluna Prestes) - , que levaram o próprio Bernardes a afirmar: “ Como presidente , eu fui apenas um chefe de polícia”. Reformou a Constituição de 1891 conseguindo maior poder ao executivo, limitando o habeas-corpus e facilitando a expulsão de estrangeiros. Com esta última medida, visava a expulsão de trabalhadores estrangeiros, que organizavam o meio operário em busca de melhores salários e melhores condições de trabalho.
WASHINGTON LUÍS ( 1926-1930): preocupou-se em construir estradas e reformar as finanças. Entretanto, a situação econômica e política não estava boa. O descontentamento era generalizado, mesmo entre as forças armadas, onde muitos jovens oficiais, alguns exilados em razão das revoltas anteriores, julgavam que a corrupção era o principal problema do regime e se dispunham a combatê-la.
EXERCÍCIOS
1) Qual foi a participação do povo na Proclamação da República?
2) Quais foram as primeiras medidas do Governo Provisório?
3) Por que o início do novo governo não foi tranquilo?
4) Quais as principais medidas estabelecidas pela constituição de 1891?
5) O que foi o “encilhamento”?
6) O que era coronelismo?
7) Qual foi a principal característica dos “governos dos coronéis”?

Revisão de Geografia - 8º ano

 
1) A opção que mostra a definição de burguesia e proletariado, respectivamente, é:
 
( ) Proprietários de indústria e comércio / trabalhadores assalariados.( ) Nobres / Trabalhadores assalariados.( ) Proprietários de indústria e comércio / proprietários de fazendas.( ) Religiosos / Trabalhadores urbanos
 
2) Os chamados meios de produção eram:
 
( ) O local onde eram armazenados os produtos
( ) O local onde eram vendidos os produtos
( ) O trabalhador da indústria
( ) Máquinas e ferramentas com as quais se pode produzir algum produto
 
3) O único país oficialmente socialista do continente Americano é:
( ) Panamá
 
( ) Brasil
 
( ) Colômbia
 
( ) Cuba
 
 
4) O socialismo é:
 
( ) Um sistema econômico baseado na propriedade privada.
( ) Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias.
( ) Um sistema econômico que busca a igualdade entre as pessoas.
( ) Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.
 
5) o capitalismo é:
 
( ) Um sistema econômico baseado no lucro e no consumo intenso.
( ) Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias.
( ) Uma forma de cultura que busca a igualdade entre as pessoas.
( ) Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.
 
 
6) O que foi a Guerra Fria?
 
( ) A vingança dos judeus contra os palestinos.
( ) Acerto de contas dos EUA com a Inglaterra.
( ) Tensão entre os EUA e a URSS Pós- 2ª Guerra Mundial.
( ) Guerra entre a Inglaterra e o Brasil por causa do café.
 
7) Por que o nome “Guerra Fria"?
 
( ) Porque onde eles se confrontavam era muito gelado.
( ) Porque foi um momento de tensão, entretanto sem combates diretos entre as potências.
( ) Porque, geralmente, os combatentes morriam de frio.
( ) Porque aconteceu na ex-URSS, onde é frio.

8) Como terminou a Guerra Fria?
 
( ) A França conseguiu dominar a Alsácia Lorena.
 
( ) O Brasil se livrou das garras inglesas e conseguiu ficar com seu café graças a ajuda dos EUA.
 
( ) Os judeus ganharam a guerra e construiram Israel.
 
( ) Os EUA acabaram ganhando a URSS sem um confronto direto. A causa foi uma crise no Socialismo.
 
 
9)
 

 
Que símbolo marcou o período da bipolaridade na Guerra Fria?
 
 
( ) O muro de Berlim.
 
( ) A muralha da China.
 
( ) O canal do Panamá.
 
( ) A bomba atômica.
 
 
10) O que foi a Corrida Armamentista?
 
 
( ) Corrida feita pelos norte-americanos contra os mísseis em solo cubano.
 
( ) EUA e URSS desenvolveram arsenais poderosos sem o objetivo de utilização.
 
( ) Foi a principal guerra entre as superpotências durante a Guerra Fria.
 
( ) Foi a troca de armas entre os rivais, equilibrando as forças inimigas.
 

Revisão de Geografia - 8º ano

1) Leia o texto abaixo:
Em consequência das duas Grandes Guerras (1ª e 2ª Guerras Mundiais) terem ocorrido em solo europeu, este continente teve que ser, muitas vezes, redesenhado para se atualizar com as mudanças entre as fronteiras dos países. Com a queda do regime socialista na ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), gerou a criação e demarcação de mais seis nações na Europa. Sem contar as divisões que houve entre os países que acompanharam o regime soviético.
Com o passar dos anos ficou cada vez mais difícil compreender e saber ao certo como estava realmente o mapa europeu. Suas alterações fizeram com que os atlas fossem atualizados mais de uma vez ao ano. Isto refletiu numa busca pelo entendimento claro sobre a Europa e suas novas configurações.
O texto acima nos permite relacionar o conceito de território nacional com a seguinte ideia:
( ) Área controlada por um grupo social que permanece igual durante toda a história.
( ) Organização política de um país.
( ) Apenas a área superficial de um país.
( ) Área controlada por um grupo social que pode se transformar ao longo da história.
2) Observe a imagem abaixo:
A pintura acima ilustra a diversidade da população brasileira. Mesmo com todas essas diferenças podemos dizer que formamos uma nação?
( ) Sim, pois mesmo com todas as diferenças temos elementos de identidade.      
( ) Sim, pois todo o país apresenta um único aspecto cultural.    
( ) Não, pois apenas países mais antigos podem ser definidos como nação.
( ) Não, pois somos muito diferentes para sermos definidos como nação.

3) Os vários países do mundo apresentam uma diversidade social notável. Dessa maneira possuímos alguns grupos sociais que não possuem território para construir uma organização política e um país. Marque a opção de uma nação que luta pela controle de um território:
( ) Alemão
( ) Neozelandês
( ) Israelense
( ) Palestino

4) Leia a citação abaixo:
 “É tudo aquilo que o homem faz, pensa ou sente enquanto membro de um grupo” (Moema Toscano)
A definição acima marca que conceito?

( ) Religião
( ) Cultura
( ) Língua
( ) Soberania
 
5) Observe o mapa abaixo:

No espaço delimitado pelo mapa podemos dizer que o governo brasileiro exerce qual tipo de poder?
( ) Soberania
( ) Poder religioso
( ) Poder universal
( ) Poder compartilhado



6) Leia o texto abaixo:
 “A Arábia Saudita tem um papel central no mundo islâmico porque é lá que ficam Meca e Medina, as duas cidades mais sagradas do islamismo. O wahabismo, uma interpretação conservadora do islamismo sunita, tem sido um dos pontos fundamentais para a legitimidade da Família Real. A Arábia Saudita mantém uma interpretação altamente conservadora das leis islâmicas (sharia). O reino é amplamente criticado por violações dos direitos humanos.”
Qual é o elemento valorizado no texto para definir um elemento fundamental para a cultura da Arábia Saudita?
( ) Música
( ) Teatro
( ) Religião
( ) Língua
7)

A foto acima demonstra soldados curdos lutando na Síria. Sobre essa Nação é correto afirmar:
( ) Estão perfeitamente integrados à vida e aos costumes de vários países do Oriente Médio.
( ) Conseguiram liberdade e território recentemente.
( ) Habitam principalmente a região do Oriente Médio e formam uma nação sem território.
( ) Estão concentrados apenas na faixa litorânea.
8) João é um criança que gosta de jogar futebol na praça perto da sua casa. Mas ele não joga seu esporte predileto perto do fim da tarde pois nesse horário o espaço é dominado pelos skatistas. Só quando essas pessoas saem da praça ele volta a jogar. Qual conceito podemos utilizar nessa situação de domínio do espaço por parte dos skatistas?

( ) Estado
( ) Nação
( ) Território
( ) Território nacional
9) O povo brasileiro apresenta uma diversidade cultural marcante, com várias características religiosas, históricas, artísticas etc. Mesmo com todas essas diferenciações dizemos que formamos uma Nação. Por que?
( ) Possui uma identidade cultural própria e deseja viver coletivamente.
( ) Apenas por possuir seleção de futebol.
( ) Por residir na América do Sul.
( ) Por falar a língua portuguesa.
10) Nem todas as nações possuem território e outras, vivem ainda dominadas por Estados maiores e assim, lutam por sua independência, alimentando o sentimento nacionalista, que pode ser entendido como:
( ) Orgulho de torcer por um time de futebol.
( ) Ódio aos países vizinhos.
( ) Aspiração ou desejo de conquistar sua independência política e territorial formando um Estado.
( ) Orgulho de dominar outras nações.

Revisão de Geografia


EM André Urani – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais – GENTE

Time:                                                        Mentor:                                Atividades de Geografia - 7° ano


A POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL

O Brasil é um país sul-americano. O território brasileiro está localizado, geograficamente, na porção centro-oriental da América do Sul e faz fronteira com quase todos os países. Possui a maior costa atlântica entre todos os países da América, da Europa e da África que fazem limite com este oceano.