quinta-feira, 18 de abril de 2013

Atividade de História - 9º ano

REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930)


1 - O Governo Provisório (1889 – 1891):
PRIMEIRAS MEDIDAS:
  • - Escolha da república federativa como regime político;
  • - transformação das antigas províncias em estados;
  • - dissolução das assembléias provinciais e câmaras municipais e nomeação de governadores para os estados e de intendentes para os municípios;
  • - instituição da bandeira republicana, que permanece até hoje;
  • - oferecimento de cidadania brasileira a todos os estrangeiros no Brasil, este ato ficou conhecido como a grande naturalização;
  • - convocação da assembléia constituinte;
  • - separação entre o Estado e a Igreja, e a instituição do casamento civil;
  • - reforma do Código Penal
2-A CONSTITUIÇÃO DE 1891
  • O Presidente da República seria eleito por voto direto para um mandato de 4 anos sem direito à reeleição.
  • Teriam direito à voto os cidadãos do sexo masculino maiores de 21 anos e alfabetizados.
  • Estava previsto nesta constituição a mudança da capital para o planalto central.
  • foi dada autonomia aos estados, seguindo as diretrizes das medidas do Governo Provisório.
  • E a administração pública ficou estruturada em três poderes:
 
 
OS DOIS GOVERNOS MILITARES
Marechal Deodoro da Fonseca: Enfrentou muitas dificuldades políticas, em grande parte devido ao seu autoritarismo. No campo econômico teve como principal problema o caso do encilhamento, que foi consequência do plano econômico do então Ministro da Fazenda Rui Barbosa, onde ocorreu uma grande desvalorização da moeda e uma grande especulação financeira. Devido à oposição imposta à Deodoro, este tentou dissolver o Congresso, mas como não encontrou apoio político, decidiu renunciar no dia 23 de novembro de 1891.
Marechal Floriano Peixoto:
- Questão da sucessão.
Floriano enfrentou ainda várias revoltas contra o seu governo, principalmente a Revolução Federalista do Rio Grande do Sul e a Revolta Armada, ambas em 1893. Ao derrotar as tropas federalistas e as da Armada, os governistas cometeram várias atrocidades como espancamentos e fuzilamentos.
OS CORONÉIS NO PODER
PRUDENTE DE MORAIS ( 1894-1898) : Grande fazendeiro paulista, foi o primeiro presidente civil. Durante seu governo atacou dois pontos principais: A recuperação da economia, ainda sob o efeito do “encilhamento” ; e tentou uma pacificação dando anistia aos revoltosos do Sul. Foi no seu governo que ocorreu a Guerra de Canudos.
CAMPOS SALES ( 1898-1902) : Outro fazendeiro paulista. Em seu governo não conseguiu sucesso na sua tentativa de valorizar a moeda ,baseando esta valorização em empréstimos estrangeiros ( funding-loan). No campo político adotou uma política de atendimento às elites regionais concedendo tudo que era pedido dos governos estaduais ( política dos governadores).
RODRIGUES ALVES ( 1902-1906): Outro fazendeiro paulista. Considerado um progressista, em se tratando de um fazendeiro, estabilizou a economia, modernizou o Rio de Janeiro, e erradicou a febre amarela da capital; o que gerou a Revolta da Vacina , e comprou o Acre; pois dinheiro não faltou, seu governo atravessou o ciclo da borracha.
AFONSO PENA ( 1906-1909) : Mineiro, assumiu a presidência com o apoio dos fazendeiros do café, o que fez esquecer de suas idéias de industrialização. Adotou uma política de compra e retenção do café com o objetivo de valorizar o produto, ligou as ferrovias São Paulo-Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro-Espírito Santo, deu estímulo à imigração e fundou o Instituto Soroterápico de Manguinhos ( Instituto Oswaldo Cruz)
NILO PEÇANHA ( 1909-1910) : Afonso Pena morreu antes do término de seu mandato, assumindo seu vice: Nilo Peçanha. Criou o Serviço de Proteção ao Índio sob o comando do Coronel Cândido Rondon, e enfrentou forte campanha presidencial, onde Hermes da Fonseca saiu vitorioso sobre Rui Barbosa.
HERMES DA FONSECA ( 1910-1914) : Teve um governo tumultuado. No campo econômico enfrentou a crise da borracha, e a forte oposição das camadas urbanas, mais afeiçoadas à Rui Barbosa, enfrentou a Revolta da Chibata e a Guerra do Contestado.
WENCESLAU BRÁS ( 1914-1918) : Devido à Primeira Guerra Mundial, o Brasil sofreu uma queda nas importações, fazendo com que houvesse um surto industrial no país. Enfrentou a continuação da Guerra do Contestado, a greve trabalhista no sul, a seca de 1915 e a gripe espanhola que matou 18 mil pessoas só na capital federal.
DELFIM MOREIRA ( 1918-1919): Em 1918 foi eleito novamente Rodrigues Alves, que adoeceu e morreu antes de tomar posse, vítima da gripe espanhola. Governou até a realização de novas eleições de onde saiu vitorioso Epitácio Pessoa mais uma vez sobre Rui Barbosa, senador de Pernambuco.
EPITÁCIO PESSOA ( 1919-1922): Epitácio Pessoa deu atenção especial ao nordeste, construindo em seu governo 205 açudes, 220 poços e 500 quilômetros de estrada de ferro. Entretanto a situação do nordeste continuou a mesma, e esta prática perdura até os dias de hoje, onde recursos são desviados para investimentos privados e a população é esquecida. Os últimos meses de governo foram agitados por causa da campanha eleitoral de Artur Bernardes que contava com a forte oposição dos militares.
ARTUR BERNARDES ( 1922-1926): O governo de Artur Bernardes transcorreu inteiramente sob estado de sítio, em meio a constantes revoltas políticas (Revolta dos 18 do Forte de Copacabana – Revolta de São Paulo e Rio Grande do Sul – Coluna Prestes) - , que levaram o próprio Bernardes a afirmar: “ Como presidente , eu fui apenas um chefe de polícia”. Reformou a Constituição de 1891 conseguindo maior poder ao executivo, limitando o habeas-corpus e facilitando a expulsão de estrangeiros. Com esta última medida, visava a expulsão de trabalhadores estrangeiros, que organizavam o meio operário em busca de melhores salários e melhores condições de trabalho.
WASHINGTON LUÍS ( 1926-1930): preocupou-se em construir estradas e reformar as finanças. Entretanto, a situação econômica e política não estava boa. O descontentamento era generalizado, mesmo entre as forças armadas, onde muitos jovens oficiais, alguns exilados em razão das revoltas anteriores, julgavam que a corrupção era o principal problema do regime e se dispunham a combatê-la.
EXERCÍCIOS
1) Qual foi a participação do povo na Proclamação da República?
2) Quais foram as primeiras medidas do Governo Provisório?
3) Por que o início do novo governo não foi tranquilo?
4) Quais as principais medidas estabelecidas pela constituição de 1891?
5) O que foi o “encilhamento”?
6) O que era coronelismo?
7) Qual foi a principal característica dos “governos dos coronéis”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário